Conhecido por sua trajetória como volante, zagueiro e futuro treinador, Felipe Melo agora se aventura no mundo dos investimentos no futebol. O jogador de 41 anos do Fluminense está negociando uma parceria para adquirir a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Americano de Campos, clube tradicional do interior do Rio de Janeiro e atualmente na Série A2 do Campeonato Carioca, onde terminou em 10º lugar este ano.
Felipe, que anunciou aposentadoria para o fim de 2025 com planos de se tornar técnico, terá participação na SAF ao lado de empresários. No entanto, ele não planeja atuar diretamente na gestão cotidiana do Americano, de Campos dos Goytacazes.
Essa não é a primeira experiência de Felipe Melo fora das quatro linhas. Em 2017, enquanto jogava pelo Palmeiras, ele temporariamente se envolveu na gestão do Palm Beach Suns FC, uma equipe dos Estados Unidos focada no desenvolvimento de talentos, mas logo se desvinculou da sociedade.
Na atual fase das negociações com o Americano, Felipe Melo e uma empresa associada já estão na fase de formalização burocrática para adquirir a SAF do clube, que iniciou seu processo de transição para SAF em 2023. Para clubes da Série A do Campeonato Carioca, a Ferj cobra uma taxa de R$ 500 mil, enquanto para equipes da Série A2, como o Americano, o valor é ajustado.
*Com informações do GE